Cerca de sete mil pessoas estão em tratamento Anti-Retroviral em de Sussundenga
Estes dados foram revelados na tarde de quarta-feira 01 de dezembro pela Directora do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social neste Distrito, Elsa Ernesto Trabuco que falava em representação do Governo Distrital por ocasião das celebrações do Dia Mundial de Luta Contra o Hiv-Sida.
Deste número, quinhentas e vinte e uma são crianças e o restante são adultos.
Na ocasião, Elsa Trabuco disse ser o dever de cada um continuar a difundir as mensagens de prevenção e combate a esta doença, fazer o teste para saber o seu estado serológico e cumprir com o tratamento de modo a contribuir para a redução de novas infecções.
A Dirigente chamou maior atenção para uma reflexão paralela sobre os direitos humanos de pessoas vivendo com HIV como forma de combater o estigma e a discriminação através de difusão de mensagens sobre a adesão e retenção de pessoas vivendo com este vírus nos cuidados e tratamento, como elemento chave para uma geração livre desta pandemia.
Assegurou igualmente que o Governo vai continuar a trabalhar com vista a garantir que cada cidadão tenha acesso a todos os serviços disponíveis no sector de saúde de forma gratuita.
Por sua vez os parceiros de cooperação que trabalham no Distrito de Sussundenga na área de saúde, através da sua mensagem deram a conhecer que trabalham com cerca de 153 activistas que actuam nos diferentes centros de saúde existentes neste Distrito, onde promovem actividades de resgate as pessoas que abandonaram o TARV, apoio às pessoas vulneráveis vivendo com Hiv-Sida, entre outras actividades que contribuem para a redução do índice de novas infecções por esta doença.
O Vereador para a área de Saúde e Saneamento do Meio, Khened Saize falando em nome do Conselho Municipal disse que esta data deve servir de uma oportunidade para chamar atenção a sociedade sobre a perigosidade desta doença e de continuar a difundir as mensagens sobre a sua prevenção, visto que nos últimos anos a população tem centrado mais as suas atenções na Covid-19 esquecendo-se desta doença.
Já o Secretário para a Organização, Mobilização e Formação de Quadros no Comité Distrital da FRELIMO em Sussundenga, Thaunde Américo Cupenha que falava em nome do secretariado do Comité Distrital encorajou a todos os intervenientes que estão na linha da frente no combate ao Hiv-Sida a continuarem com esta batalha.
Deposição de uma coroa de flores na praça dos heróis moçambicanos, marcha, leitura de mensagens, intervenções, discurso e palestras marcaram as celebrações do Dia Mundial de Luta Contra o Hiv-Sida em Sussundenga, evento que assinala-se sob o lema “acabar com a desigualdade, acabar com SIDA, acabar com as pandemias.”
Comentários
Enviar um comentário