A agricultura, floresta e produção animal incrementam a produção global na província


 

Apesar das várias adversidades como a ocorrência de eventos ciclónicos e inundações que destruíram alguns campos agrícolas,o exercício económico de 2022 foi marcado por um desempenho económico nos diversos ramos de actividade que compõem a Estrutura Produtiva da Província.

Neste desempenho, destaque vai para o ramo de Agricultura, Produção Animal, Caça e Floresta, que contribuiu em 51,6% do total da Produção Global alcançada, seguido do Comércio com 13%, e dos Transportes e Armazenagem com 12,5%. São dados tornados públicos pela Governadora de Manica Francisca Tomás , na abertura na passada quarta-feira em Chimoio, da XVII Sessão plenária do observatório de desenvolvimento desta província. Segundo a dirigente, avanços similares foram registrados na prestação dos serviços sociais básicos, bem como na assistência aos grupos sociais vulneráveis.

A governante destaca que os resultados verificados nas esferas económica, social e no desenvolvimento de infra-estruturas são fruto do envolvimento de todas as forças vivas da nossa sociedade, representadas por uma parte dos vários segmentos. 

O incremento do Parque de Máquinas Agrícolas e da área irrigável através da construção de regadios e alocação de kits de irrigação aos produtores do sector familiar. A dirigente reconhece que ainda persistem desafios para a melhoria das condições de vida das comunidades, a olhar pela ocorrência cíclica dos eventos climáticos extremos que temos registado, com destaque para ciclones, cheias, inundações e secas prolongadas. Presente no evento, a sociedade civil reconhece os esforços em curso mas desafia o executivo a fazer mais em prol das comunidades.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento