Joana Guinda quer ver iniciativas de combate à pobreza replicadas


 


Celebrou-se, na sexta-feira última, em todo o território nacional e na diáspora, 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, ancorado no lema da Mulher que é " Inclusão Digital: Inovação e Tecnologia para Promoção da Igualdade de Género".

A cerimónia iniciou com a deposição de uma coroa de flores na Praça dos Heróis na Vila Sede do Distrito.

A administradora do Distrito de Machaze, Joana Armando José Guinda, no seu discurso, disse que as iniciativas de combate à pobreza e geração de renda desenvolvidas em alguns bairros, são replicáveis, acrescentando que não se deve desenvolver só nos bairros e sim em todo o Distrito.

"Alegra-nos saber que de entre várias acções desenvolvidas nos bairros para o empoderamento da mulher estão sendo desenvolvidas actividades de micro- finanças, mais conhecidas por Xitique e Poupança, constituída por mulheres", afirmou Joana Guinda.

Segundo Guinda, com este modelo de poupança as mulheres desenvolvem pequenos negócios, compram insumos agrícolas para a produção e outras actividades visando a melhoria das condições de vida das suas famílias.

Outrossim, a dirigente, referiu que era momento de reflexão e valorização dos Ideias das nossas heroínas, servindo-as como exemplo e encorajamento das mulheres jovens que tanto devem dar ao serviço do povo, dando primazia a família como base de partida, almejando um clima de Paz, Unidade Nacional e Democracia no meio social.

Importa referir que no âmbito das comemorações do dia da mulher moçambicana, a Administradora do Distrito procedeu ao corte de bolo a convite das Mulheres Polícias do Comando Distrital da Polícia da República de Moçambique em Machaze.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento