Joana Guinda quer ver iniciativas de combate à pobreza replicadas


 


Celebrou-se, na sexta-feira última, em todo o território nacional e na diáspora, 7 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, ancorado no lema da Mulher que é " Inclusão Digital: Inovação e Tecnologia para Promoção da Igualdade de Género".

A cerimónia iniciou com a deposição de uma coroa de flores na Praça dos Heróis na Vila Sede do Distrito.

A administradora do Distrito de Machaze, Joana Armando José Guinda, no seu discurso, disse que as iniciativas de combate à pobreza e geração de renda desenvolvidas em alguns bairros, são replicáveis, acrescentando que não se deve desenvolver só nos bairros e sim em todo o Distrito.

"Alegra-nos saber que de entre várias acções desenvolvidas nos bairros para o empoderamento da mulher estão sendo desenvolvidas actividades de micro- finanças, mais conhecidas por Xitique e Poupança, constituída por mulheres", afirmou Joana Guinda.

Segundo Guinda, com este modelo de poupança as mulheres desenvolvem pequenos negócios, compram insumos agrícolas para a produção e outras actividades visando a melhoria das condições de vida das suas famílias.

Outrossim, a dirigente, referiu que era momento de reflexão e valorização dos Ideias das nossas heroínas, servindo-as como exemplo e encorajamento das mulheres jovens que tanto devem dar ao serviço do povo, dando primazia a família como base de partida, almejando um clima de Paz, Unidade Nacional e Democracia no meio social.

Importa referir que no âmbito das comemorações do dia da mulher moçambicana, a Administradora do Distrito procedeu ao corte de bolo a convite das Mulheres Polícias do Comando Distrital da Polícia da República de Moçambique em Machaze.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Presidente da Assembleia Provincial faz uma avaliação positiva do Governo de Vanduzi

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Cultura na Província de Manica