INGD avalia o nível de prontidão face ao ciclone Freddy no distrito de Guro


 


Pela segunda vez em menos de 30 dias, o Ciclone Freddy, está de volta ao território moçambicano, fazendo estragos de infraestruturas e produtos agrícolas


Para se juntar ao governo distrital e estudar estratégias para minimizar os impactos do ciclone na vida da população, Gabriel Belém, Vice Presidente do INGD, efetuou na tarde deste Domingo, 12 de Março, uma visita de trabalho ao distrito de Guro, onde escalou  centros de acomodação e orientou a sessão extraordinária do Comitê Operativo de Emergência.


Durante a sessão, o governo do distrito de Guro, anunciou que 48 espaços, sendo 33 escolas, 12 igrejas e 03 armazéns, foram identificados e preparados, caso havendo necessidade, venham a servir como Centros de Acomodação.


Por sua vez, o governante mostrou-se satisfeito pelas condições criadas pelo governo do distrito para reduzir os efeitos da época chuvosa, com destaque para o Ciclone Freddy.


No entanto, encorajou o Comité Operativo de Emergência, para continuar a sensibilizar  e divulgar as medidas de precaução, e estar preparado que haverá problemas durante e depois, após o Ciclone está destruir infraestruturas e produtos agrícolas, consequentemente poderá provocar insegurança alimentar em alguns pontos do distrito ou província.


Para terminar apelou a necessidade de maior comunicação entre diversos níveis do governo, a sociedade civil e a população em geral, para garantir pronta intervenção onde for necessário.


Importa referir que, ainda  durante a sua intervenção, felicitou o papel das rádios comunitárias na divulgação das medidas de precaução, o que de certa forma está ajudando a população ficar informada antes e  abandonar as zonas de risco.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento