Localidade de Chipudje conta com 1 posto hospitalar civil


 

A Administradora do Distrito de Machaze, Joana Armando José Guinda, recebeu em audiência na sexta-feira, 13 de janeiro, no seu gabinete de trabalho o Excelentíssimo Senhor Abel Henriques de Albuquerque, Director do Serviço Provincial de Justiça e Trabalho de Manica.

Durante o encontro, o Director do Serviço Provincial de Justiça e Trabalho de Manica, apresentou em linhas gerais o motivo da sua visita a este Distrito, onde de seguida deslocou para o Posto Hospitalar de Registo Civil no Centro de Saúde de Chipudje, para realização do Auto de Vistoria e Recepção Provisória sobre a reabilitação do referido Posto. São serviços desse posto de registo de nascimento: registo de nascimento de 0 meses a 13 anos e registo de óbito abrangendo as localidades de Chipudje e Mutefu.

De referir que 0 a 180 dias é gratuito e de 180 dias 13 anos é mediante ao pagamento de 50,00Mts e para óbito é gratuito, não se paga.

Abel de Albuquerque disse ainda que a Abertura do Posto Hospitalar de Registo Civil é um programa que está a ser implementado em parceria com a Unicef, que visa essencialmente registar crianças após o nascimento e óbitos ocorridos nas Unidades Sanitárias e nas comunidades. Este programa está a trazer maior impacto nas comunidades, visto que os serviços de registo estão cada vez mais próximos da população e com mais crianças registadas, pois, é um Direito primário fundamental e consolidando as Estatísticas Vitais para assegurar melhor Planificação de Política.

Intervindo na ocasião, Joana Guinda, louvou e encorajou o serviço levado a cabo pela instituição da Justiça e Trabalho em prol da população do Distrito.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento