“Devemos reiterar Manica da lista das províncias com elevados índices de contaminação “


 

O Secretário de Estado em Manica, Edson da Graça Francisco Macuácua lançou este desafio na manhã de quinta-feira 1 de Dezembro, no Instituto Agrário de Chimoio, no âmbito do seu discurso, face às celebrações do Dia Mundial de HIV/SIDA , é óbvio que no ano presente celebra-se sob o lema: Alcançar a igualdade e equidade na resposta ao Hiv/sida.

Na sua intervenção referiu que celebra-se durante todo o mês de Dezembro Vermelho, como sinal de alerta, à sociedade em torno do problema relaccionado ao HIV/SIDA, tendo em conta que nos últimos tempos o mundo em geral e o país em particular enfrentou uma convergência e desafios, nomeadamente a pandemia do Covid-19, os ciclones e outros fenómenos naturais extremos, o terrorismo e alguns conflitos bélicos, para além das crises económicas e financeiras, portanto, estes fenómenos conjugados, concentram tantas atenções dos Governos, bradando a intervenção do mundo em geral e do nosso país em particular, a dar uma resposta rápida ao HIV/SIDA , esta intercessão manifestou-se em duas dimensões:

 Primeiro, a redução de recursos financeiros;

Segundo, a problemática da prevenção e combate ao HIV/SIDA, da  necessidade de enfrentamento de outras urgências que também transformavam-se em emergentes.

"Reconhece-se ao nível global e no nosso país, a tendência de redução das contaminações pela epidemia do HIV/SIDA, abrandou bastante.

Outrossim, o dirigente reiterou na ocasião que Moçambique ocupa o segundo lugar no mundo como o país mais infectado, e a província de Manica, faz parte das cinco mais afectadas e infectadas no País. Em Manica a taxa de seroprevalência é de 13.5% afetando sobremaneira um grosso número de adolescentes e jovens, que evidentemente são a maioria da população moçambicana, uma faixa etária crítica por ser a mais activa.

"Convoca-nos a todos nós para uma reflexão mais profunda a fim de desvendarmos os factores e as causas que estão por detrás dessas situações." Frisou o Dirigente.  

De acordo com o Secretário de Estado em Manica, a resposta para que possamos reduzir as taxas de contaminações pelo HIV/SIDA exige de todos nós, Governo e Parceiros da Sociedade Civil, uma abordagem mais frontal de igualdade, de justiça e de equidade. Igualdade no acesso à educação, para  todas as comunidades, homens e mulheres, no entanto, todos os extratos sociais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento