Administrador de Sussundenga saúda a bravura, coragem e determinação dos moçambicanos que deram a sua juventude em troca da libertação do homem e da terra do jugo colonial português.


Tomás Razão fez estes pronunciamentos na quarta-feira na Tribuna Distrital quando discursava por ocasião da passagem do 48º aniversário dos Acordos de Lusaka que hoje se assinala.


O Chefe do Executivo de Sussundenga referiu que a vitória que levou o povo moçambicano a independência criou condições institucionais para a materialização do sonho de construir a prosperidade para todos, acrescentando que a victória conquistada no dia 07 de Setembro de 1974 representa para os moçambicanos o orgulho e simboliza a conquista do direito de serem donos dos seus próprios destinos.


A expansão das redes eléctrica, escolar, de telefonia móvel, sanitária e melhoria das vias de acesso são alguns avanços apontados pelo Administrador de Sussundenga como algumas conquistas que o Distrito em particular e o País em geral registaram volvidos 48 anos dos Acordos de Lusaka na Zâmbia, sublinhando igualmente que a Unidade Nacional foi e continua a ser a força motriz para se alcançar todas as victórias e se ultrapassar os inúmeros desafios que o País enfrenta.


O dirigente defendeu ainda a necessidade da população trabalhar com vista ao aumento da produção e da produtividade agrícola para tirar o Distrito e o País da dependência externa e a agudizar a vigilância para a manutenção da paz como forma de imortalizar os feitos dos libertadores da pátria.


Tomás Razão encorajou entretanto as Forças de Defesa e Segurança do País a continuarem com a sua bravura, coragem e determinação no combate ao terrorismo no teatro operacional norte de Moçambique.


Por sua vez os Combatentes da Luta de Libertação Nacional em Sussundenga através da sua mensagem reafirmaram a sua prontidão na luta contra o terrorismo em algumas Províncias do norte do País e outros males que enfermam a sociedade moçambicana.


Já a população do Distrito de Sussundenga através da sua mensagem repudiou os ataques terroristas em algumas Províncias da região norte do País e lança um movimento de solidariedade e pedido de apoio a todos os moçambicanos e instituições de boa vontade para a benevolência daqueles necessitam de ajuda neste momento.


Refira-se que o dia da Victória este ano assinala-se sob o lema Combatentes firmes na luta contra o terrorismo, promovendo o patriotismo e o desenvolvimento de Moçambique


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento