Um povo sem identidade, cultura é um povo sem história



 

O País, assinalou na tarde de sábado, 16 de Julho, dia Nacional da Cultura em Moçambique, efeméride cujas cerimónias centrais ao nível da Província de Manica tiveram lugar no Distrito de Machaze, marcada pela realização de diversos eventos.

Na ocasião, o Patrício Felimone Meque, Director Provincial da Cultura e Turismo em Manica, disse que o povo sem identidade cultural é um povo sem história.

O Director Provincial da Cultura e Turismo, disse ainda que a cultura auxilia na transmissão dos valores presentes para as gerações que virão. As tradições colaboram para o despertar da consciência coletiva da cultura e da história, pois resgata as raízes culturais de regiões e desperta no indivíduo o interesse e o orgulho a respeito da sua própria cultura.

Patrício Meque acrescentou que a Cultura é fundamental para a memória, a identidade e a manutenção de um povo, que somos nós. Então, sem ela nós perdemos a identidade com os nossos antepassados, como a nossa história.

Segundo, Meque, para não perder a tradição é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações. Um dos maiores desafios dos pais é ensinar os seus filhos os elementos da sua própria cultura.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento