“Os activistas dos direitos humanos devem envolver as lideranças comunitárias “


 

Edson da Graça Francisco Macuacua, fez este pronunciamento na manhã de quarta-feira ,29 de Junho no se discurso de abertura do Seminário Provincial de reflexão com a liderança provincial sobre a implementação de abordagens dos Direitos Humanos para o acesso aos cuidados de saúde e Justiça em relação a retenção de pacientes HIV Positivos e em tratamento para a Tuberculose, que teve lugar na cidade de Chimoio, juntando  na mesma sala, Membros do Conselho dos Serviços Provinciais de Representação do Estado, activistas, líderes comunitários, presidentes dos tribunais comunitários, paralegais e outros intervenientes na matéria de justiça e saúde na comunidade.


O Secretário do Estado na Província reconheceu que os Direitos Humanos, dada a sua dimensão global, extravasam os limites das fronteiras nacionais de qualquer país, não necessitando por isso de qualquer texto legal para sua aplicação.


Neste diapasão o Secretário de Estado na Província, sublinhou a necessidade de se observar escrupulosamente os princípios da Universalidade, da Igualdade e Justiça para alcançar o desiderato último da magna carta das Nações Unidas sobre os Direitos Humanos.


Para o Secretário do Estado na Província, à ligação entre os mentores do programa com as lideranças comunitárias nas suas variadas dimensões, afigura-se de extrema importância, pois, estes são verdadeiras primeiras instâncias em todas as intervenções sobre as comunidades na sua qualidade de autoridades legitimadas pelas comunidades com base nos valores locais.


Como forma de assegurar que este programa seja implementado com sucesso,Edson da Graça Francisco Macuácua , desafiou a Pathfinder e desenvolver as suas actividades à escala da extensão da província pois, é nas comunidades onde as mudanças devem ser imprimidas por serem a célula base da sociedade.


“Os verdadeiros activistas devem estar na comunidade, não devem ser estranhos às comunidades onde operam. Sejam por isso, activistas da comunidade, na comunidade e para a comunidade”. Disse o Secretário de Estado em Manica.


Com este Seminário, espera-se ver criada uma plataforma provincial com o envolvimento de todos actores críticos da sociedade civil, representantes de instituições do Estado para servir de mecanismo de coordenação e monitoria das intervenções  na área de Direitos humanos implementadas em cada local.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento