Tauabo reconhece resiliência dos enfermeiros face aos ataques terroristas, em Cabo Delgado

O reconhecimento aos enfermeiros de Cabo Delgado foi manifestado, anteontem (12), pelo Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, na cerimónia de saudação a esta classe de profissionais da Saúde, por ocasião do Dia Internacional do Enfermeiro.

Na ocasião, o dirigente afirmou que, apesar dos ataques terroristas afectarem directa ou indirectamente, os enfermeiros têm estado firmes no exercício da missão que juraram ao serviço da humanidade. 

“Admiramos o vosso esforço nos cuidados dos pacientes menos graves até os mais graves, sempre atentos para evitar a perda de vidas compatriotas'', destacou.

Igualmente, Tauabo mencionou o trabalho do pessoal de enfermagem na promoção de práticas sociais para a prevenção de doenças, reabilitação da saúde e doentes bem como a gestão de unidades de prestação de cuidados de saúde. 

Na mesma oportunidade, Anastácia Bernardino, falando em nome dos enfermeiros, realçou a necessidade do Governo trabalhar com as instituições do ensino superior, para expandir os cursos superiores de enfermagem em Cabo Delgado.

Refira-se que a província tem cerca de 1.077 enfermeiros activos de diversas áreas de actuação para atender 2.525.416 habitantes, com rácio de um enfermeiro para 1000 habitantes, um universo considerado inferior, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento