“Primeiros 100 dias da actual governação caracterizados por adversidades” -PR

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse esta segunda-feira em Maputo, que os primeiros cem dias da actual governação foram caracterizados por adversidades que procuraram minar a soberania nacional.

Filipe Nyusi destacou que os ataques a alguns distritos do norte de Cabo Delgado e no centro do país, constam dos constrangimentos dos primeiros cem dias da sua governação.

“A governação do período em análise, foi igualmente caracterizada pela intensificação de ataques de natureza terrorista na província de Cabo delgado que com actos, além de causar insegurança, procuram minar a nossa soberania, sendo que as nossas Forças de Defesa e Segurança tudo têm feito para defender as nossas populações. E em algumas partes das províncias de Manica e Sofala, no centro do país, continuamos a registar ataques armados esporádicos, protagonizados por elementos que se denominam por Junta Militar da Renamo, que por vezes gozam de alguma simpática”, disse.

O Estadista moçambicano apontou ainda que o surgimento no país da pandemia do coronavírus, também criou desconforto na sua governação.

“No âmbito das medidas de prevenção, mitigação de transmissão da Covid-19, a nível institucional, adoptámos o plano de resposta a Covid-19 que consistiu nas declarações do dia 14 e 20 de Março, que culminaram com a declaração do estado de emergência a 30 de Março, que permitiu o governo de implementar medidas urgentes de excepção que são necessárias para prevenir a propagação da Covid-19 “, frisou.

Para fazer face a pandemia do coronavírus Filipe Nyusi disse que o plano de prevenção e resposta ao Covid-19 ronda nos quarenta e oito mil milhões de meticais.

“Ainda neste âmbito, formamos e empenhamos seiscentos voluntários em acções de sensibilização para a prevenção ao coronavírus em deferentes locais, mercados, paragens e outros espaços. O nosso plano multissectorial de resposta à situação da Covid-19 no estado e da emergência, comporta um orçamento de 48 mil milhões de meticais, dos quais vinte e sete mil milhões destinados aos seguimentos populacionais mais vulneráveis e micro-negócios”, disse.


Ainda sobre o novo coronavírus, O Presidente da República prometeu que dentro desta semana volta a dirigir-se à Nação.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento