Zambézia supera meta de registo militar



A província da Zambézia já inscreveu um total de 21 937 jovens, contra um universo de 19 408 previstos na presente campanha de recenseamento militar que termina oficialmente amanhã, 28 de Fevereiro do ano em curso.

O delegado do Centro de Recrutamento e Mobilização da Zambézia, Ilídio Mahelene, disse ontem à AIM, em Quelimane, estar satisfeito com a superação da meta.
Segundo ele, a adesão de jovens ao recenseamento para o cumprimento do serviço militar resulta, por um lado, da mudança de percepção sobre a importância do dever cívico e patriótico e, por outro, do engajamento das lideranças a vários níveis na mobilização e disseminação do processo.
“Já estão inscritos 21 937 jovens da faixa etária compreendida entre 18 e 35 anos, dos quais 5 570 são mulheres”, disse.

A fonte explicou que os dados das últimas sete semanas indicam que a província atingiu 113 por cento. “De uma forma geral, podemos assumir que já superamos o planificado, mesmo antes do fim do processo”.

Disse, igualmente, que com a excepção de alguns distritos que estão na tangente, designadamente Derre, Gilé e Morrumbala, nos outros “os números são bastante animadores, com realce para o de Mulevala”.

“Chinde e Mopeia surpreenderam-nos pela positiva, porque tradicionalmente apresentam dados abaixo da média. Desta vez, só nas primeiras três semanas já ostentavam um grau de execução acima de 100 por cento”, disse Mahelene.

A fonte salientou que os resultados provisórios obtidos demonstram que todos os sectores estão sincronizados em prol desta causa nobre e patriótica.
Neste momento funcionam, na Zambézia, 235 postos de recenseamento militar.
Até 30 de Março próximo o recenseamento decorrerá apenas na capital provincial, Quelimane, para cidadãos que por alguma razão não se inscreverem no período regular que decorre até 28 de Fevereiro em curso.

Zambézia incorpora, em média anual, entre 3000 e 4000 mancebos para os diferentes centros de instrução militar existentes no país.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento