MISAU LANÇA CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA COBERTURA UNIVERSAL DE SAÚDE

A ministra da Saúde defendeu esta segunda-feira que a Cobertura Universal de Saúde (CUS) é um compromisso que deve ser cumprido pelo país. Nazira Abdula falava no lançamento da semana de celebração do Dia Mundial da CUS, que se assinala a 12 de Dezembro.
Esta data é celebrada desde 2018 e foi instituída para mobilizar os governos a criarem condições para garantir que todas as pessoas em todos os lugares possam aceder aos serviços de saúde essenciais e de qualidade, sem enfrentar dificuldades financeiras. Aliás, a representante da Organização Mundial da Saúde em Moçambique (OMS), Jamila Cabral disse que a missão da CUS inspira-se na constituição daquela organização das Nações Unidas de 1948, que declara a saúde como um direito humano fundamental.
“A OMS compromete-se a apoiar os países a garantir o mais alto nível de saúde possível para todos. E o conceito de saúde para todos é a visão orientadora da OMS já desde a sua fundação há mais de 70 anos”, declarou.
Este ano, o 12 de Dezembro é celebrado sob o lema “Saúde para todos: vamos cumprir a nossa promessa”. E a ministra da Saúde fez questão de dizer que a CUS é um compromisso que deve ser cumprindo.
“Esta Cobertura Universal só poderá ser alcançada se combatermos os problemas relacionados com o baixo nível de escolaridade, do rendimento das famílias, do acesso a água, do saneamento e usufruirmos de uma alimentação de qualidade e segura, factores determinantes para uma população saudável”, explicou a ministra da Saúde.
Nazira Abdula lembrou ainda que a CUS contribui para o alcance do terceiro objectivo do desenvolvimento sustentável.
“É nossa convicção que o acesso aos cuidados de saúde primários de qualidade, pode responder a mais de 90% das necessidades de saúde de uma pessoa ao longo do seu ciclo de vida, concentrando-se em intervenções de promoção de saúde e abordagens preventivas. O governo de Moçambique irá contribuir para a criação de um ambiente favorável, para a implementação da agenda da cobertura universal de saúde”, garantiu.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento