Cerca de 5600 alunos serão submetidos aos exames finais 2023


 


Arrancam no dia 20 de Novembro, os exames finais de todos os subsistemas de ensino em Moçambique, onde no distrito de Guro, 5624 candidatos inscritos da 6ª, 10ª e 12ª classes serão submetidos aos exames.

E com objectivo de estudar os documentos normativos que irão orientar o processo e avaliar o nível de preparação do mesmo processo ao nível das escolas, o Sector da Educação no distrito de Guro,  juntou na esta quarta-feira 14 de Novembro, na mesma sala: técnicos do serviço distrital, directores de escolas e presidentes de conselhos de escolas e outros figuras influentes na sociedade.

Angelina Nguirazi, Administradora distrital de Guro, falando na sessão de abertura, agradeceu o  engajamento de todos gestores das escolas, técnicos do Serviço Distrital, professores e alunos, no processo de ensino e aprendizagem para a melhoria da qualidade do mesmo.

Continuando disse que a reunião constitui um momento importante para os gestores da educação de todos níveis,  "afiarem a serra" por forma que o processo de exames venha a decorrer segundo o cronograma definido centralmente e  dentro das normas previstas.

Apelou aos directores das escolas para unir sinergias com os líderes comunitários, conselhos de escolas e os pais e encarregados de educação para garantir a participação massiva dos candidatos nos 176 centros de examinação já criados.

Igualmente apelou para a necessidade de evitar fraudes académicas e responsabilizar os infractores e seus cúmplices.

De salientar que durante o decurso da reunião, os directores de escolas descreveram a visão geral sobre a situação das salas de aulas, a composição dos júris, existência de recursos humanos e materiais e a logística.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento