Administrador de Macossa apela a população a colaborar na vacinação de cães e gatos




Comemorado sob lema "Raiva: Todos contra a Raiva por uma só Saúde"; em Macossa as cerimónias decorreram na zona de Nhamicune, dirigida pelo Excelentíssimo Senhor António Dinis, Administrador do Distrito e contou com participação do senhor Carlos Pedro Alfinete Maguza, chefe da localidade de Macossa-sede, membros do Governo, Convidados Permanentes outros Quadros e a População em Geral.

Ao discursar aos presentes, Dinis partilhou dados dos quais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde Animal (WOAH), anualmente mais de 59.000 pessoas morrem de raiva, 1 a cada 10 minutos, sendo maioritariamente crianças. No entanto, a Raiva é 100% prevenível através da vacinação dos cães, principais transmissores da doença.

Ainda na mesma abordagem, fez perceber que em Macossa, nos últimos cinco (5) anos, perderam a vida Duas (2) pessoas e mais cento e quarenta (140) sofreram mordida por cães Só no primeiro semestre de 2023, vinte e quatro (24) pessoas foram agredidas por cães, sem vítimas mortais.

Ao terminar, apelou a população na participação em levar seus cães e gatos à vacinação porque como qualquer doença, a melhor cura é a prevenção. Portanto, na luta contra Raiva deve-se:

Vacinar os cães e gatos uma vez por ano;

Colaborar com a Campanha Mundial de eliminar a Raiva humana por cães até 2030;

Trabalhar juntos para eliminar as mortes causadas por Raiva.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento