Sector da agricultura desafiado a produzir mais alimentos que combatem a desnutrição crônica



A Governadora de Manica desafiou na segunda-feira, 24 de Abril o sector da Agricultura e Pescas, a incentivar a produção e consumo de alimentos com proteínas, capazes de reduzir os níveis de desnutrição crónica nesta província. 

Falando após visitar as indústrias de processamento de leite e seus derivados bem como tanques piscícolas, pertencentes ao sector privado, a Governadora de Manica, Francisca Domingos instou a necessidade de se reduzir os níveis de desnutrição crónica situados em 37 por cento,principalmente em crianças. Outrossim, a governante diz não justificar-se que muita produção desta província seja mal consumida pelos produtores, razão para a mudança deste paradigma.

Explicou por exemplo que a produção de leite e seus derivados, colocam a província de Manica no topo das atenções no país mas, peca pelos números de desnutrição crónica continuam preocupantes. “ Ainda não sabemos comer o que produzimos com as nossas mãos, o peixe, o leite e os demais podem muito bem reduzir esses níveis de desnutrição que nos apoquenta” - lamentou. 

A Governadora de Manica foi informada numa das firmas visitadas que produz  mensalmente 40.000 litros de leite, quantidade que é também usada para produzir derivados como iogurte e queijo. O Zimbabwe é o principal comprador do leite produzido na província de Manica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento