OMM em Gôndola comemora 50 anos da sua fundação


 

Na manhã de quinta-feira ,16 de Março, as Mulheres em Gôndola  comemoram 50 anos da criação da Organização das Mulheres Moçambicanas (OMM) ,  na praça dos heróis moçambicanos na deposição de coroa de flor, e respectiva cerimónia realizada no espaço de Clube Ferroviário de Gondola,  onde houve actuação de vários grupos culturais.

As cerimônias foram orientadas pela Secretaria Distrital da OMM em Gôndola,  Sónia Chimoio na presença da Primeira-Secretária do Comité Distrital de Gondola, Maria Idozinda Esperança Gabriel, Administradora do Distrito,  Etelvina Fernando Mambana Ambasse,  e vereadora Cremilda Mario em representação ao Presidente do Município de Gondola.

Pela ocasião,  Maria Idozinda Esperança Gabriel,  saudou os feitos do Presidente da FRELIMO Filipe Nysi,  pelo facto de emancipar as mulheres,  na liderança e no seu  empoderamento,  e desta feita saudou todos  presente e disse que nós as mulheres apesar de hoje ser o nosso dia,  vamos festejar sabendo a hora de voltar a casa para atender os dever de casa.

Por fim,  disse que não devemos  esquecer o papel da mulher no seio da família,  no trabalho, na assistência social ou na participação política.

Orientou as mulher para mobilizarem a população nas sociedades para prevenção da cólera, da  malária através do saneamento do meio e implementação das regras de higiene nas comunidades e  para mobilizar todos que tiver idade eleitoral para aderir em massa nos postos de recenseamento eleitoral que permitirá o acesso a direito de votar, acto esse que vai iniciar em Abril próximo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento