Guro acolhe lançamento da campanha de tratamento massivo de tracoma


 


A tracoma é uma doença tida como a principal causa da cegueira. 

Com objectivo de reduzir ou mesmo controlar os casos de tracoma nos distritos de Guro, Tambara e Macossa, no norte da Província de Manica, as autoridades da saúde nesta província, lançaram na  segunda-feira 12 de Setembro, a campanha de tratamento massivo da doença, com uma duração de cinco dias. 

A cerimónia de lançamento decorreu na Escola Secundária de Guro, e foi dirigida por Muassite Ibo, Chefe do Departamento Provincial de Saúde Pública, em representação do director provincial da Saúde em Manica. 

Segundo Muassite Ibo,  nesta fase de tratamento serão abrangidas todas faixas etárias, e só no distrito de Guro, a campanha prevê a abranger cerca de 112.000 mil pessoas. 

Para terminar, disse que o tratamento é universal e será feito através de administração massiva de tetraciclina. 

Para que a meta seja cumprida no Guro, o Governo do Posto Administrativo de Guro-sede, chefiado  pelo  Senhor José Luís Matai, iniciou esta segunda feira, com a  monitoria da actividade  e sensibilização da população para ocorrer em massa nas brigadas fixas ou receber os comprimidos através das brigadas móveis que circulam em todos bairros e povoados do distrito.

As autoridades da saúde em Manica, recomendam o saneamento do meio, sobretudo a higiene pessoal, como lavagem das mãos e da cara, como medidas sanitárias para evitar a tracoma.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento