“É nossa responsabilidade incentivar acções para proteger o aleitamento materno “ disse Camila Sales



A esposa do Secretário de Estado em Manica, Camila Sales, fez este pronunciamento na manhã de quinta-feira dia 04 de agosto, no âmbito do lançamento da Semana Mundial de Aleitamento Materno, evento que teve lugar no centro de saúde 1º de Maio, na cidade de Chimoio .

Importa recordar que a Semana Mundial de Aleitamento Materno celebra -se sob o lema: Fortalecer a amamentação , educando e apoiando .

Na sua intervenção, a esposa do Secretário de Estado  em Manica, realçou que o Governo de Moçambique em parceria com a Organização Mundial de Saúde vai continuar a promover e galvanizar as actividades inerentes à promoção da semana Mundial de Aleitamento Materno. 

"A semana Mundial de aleitamento materno é promovido anualmente em todo o mundo entre os dias 01 a 07 de Agosto pela organização Mundial da Saúde (OMS) e o Governo de Moçambique, com o objectivo de estimular a amamentação, melhor fonte de nutrição infantil, e melhorar a saúde de crianças em todo o mundo e no país em particular ". Disse.

 Apelou ainda às mulheres desta parcela do país a participarem activamente na nutrição de crianças através do aleitamento materno nos primeiros dias de vida. 

 "Amamentar é muito mais que nutrir a criança, é um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional além de ter implicações na saúde física e psíquica da Mãe". Frisou.

Importa referir que Segundo a Organização Mundial da Saúde e o fundo das Nações Unidas para infância, cerca de seis milhões de crianças estão sendo salvas a cada ano devido o aleitamento materno, entretanto a amamentação pode reduzir 13% das mortes em crianças menores de cinco anos e está comprovado que reduz o risco de desnutrição aguda e crônica. 

De referir que ao nível mundial apenas 40%das crianças são amamentadas exclusivamente até seis meses de idade e a meta global até 2030 (dois mil e trinta) pelo menos 70% de crianças sejam amamentados nos primeiros dias de vida


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento