Francisca Tomás apela a sociedade a difundir mensagens de adesão à TARV

A Governadora de Manica, Francisca Domingos Tomás, pediu à sociedade para massificar as mensagens de adesão ao tratamento antirretroviral (TARV) e de combate ao estigma.

A dirigente fez o apelo, ontem (14), no lançamento da campanha "Somos Iguais", que visa reduzir o estigma ligado ao HIV, de modo a criar um ambiente favorável para que os portadores possam aderir ao tratamento, sem medo nem barreiras sociais.

No seu discurso, Francisca Tomás explicou que, em Manica, das 100 mil pessoas que iniciaram o TARV, apenas 60% é que continuam, tendo salientou que, com a campanha ora lançada, espera-se maior consciencialização da sociedade sobre a necessidade de adesão e continuidade com o tratamento e combate ao estigma, através do aumento da cobertura de testagem e diagnóstico e oferta de tratamento nas comunidades, com enfoque nos homens com idades compreendidas entre os 24-35 anos.

Igualmente, Tomás destacou que para o sucesso da campanha, o Governo, com ajuda de parceiros, continuará a disponibilizar medicamentos às unidades sanitárias e nas comunidades, bem como a apostar na criação de serviços amigáveis e atrativos aos utentes, extensão do horário de atendimento dos serviços integrados de HIV e a descentralização da oferta dos medicamentos às farmácias privadas.

Vale sublinhar que para a materialização da campanha, a governadora procedeu a entrega de 440 bicicletas às associações envolvidas, tendo instado-as a usar os meios em acções de disseminação de informações, visando a retenção e adesão ao TARV.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento