Governadora da Província de Manica ,Francisca Domingos Tomás inaugurou hoje Escola Primária de Chitunga(distrito de Manica)


No âmbito das cerimônias de Abertura Solene do Ano Lectivo Escolar 2020, Sua Excelência Francisca Domingos Tomás, Governadora da Província de Manica procedeu hoje a inauguração da Escola Primária de Chitunga, localizada no Posto Administrativo de Mavonde, Distrito de Manica.

Trata-se duma infraestrutura de raiz constituída por cinco salas de aulas e bloco Administrativo e casas de banho. Na sua mensagem, os alunos agradeceram ao Governo pela construção da Escola o que irá proporcionar melhores condições de aprendizagem, assim como reduzir as distâncias percorridas.

No seu discurso e dirigindo-se aos pais e encarregado de educação, aos funcionários da educação, aos alunos e a comunidade em geral, Sua Excelência Francisca Domingos Tomás, Governadora da Província disse ser prioridade do Governo continuar a criar condições propícias para o decurso do Processo de Ensino Aprendizagem, através da: (1)Construção de mais escolas e salas de aulas convencionais; (2) Formação e contratação de mais docentes, o que contribuirá na redução do racio Professor-aluno; (3)Apetrechamento das escolas com mobiliário, bibliotecas, salas de informática, laboratórios e outros meios didácticos por forma a potenciar os alunos graduados, entre outros aspectos.

 Sua Excelência Francisca Domingos Tomás, Governadora da Província instou os pais e encarregados de educação a trabalharem arduamente no combate aos casamentos prematuros que infelizmente tem limitado o sonho e o futuro profissional de muitas raparigas, assim como no combate ao trabalho infantil caracterizado pelo garimpo artesanal. Apelou a comunidade escolar a fazer o uso correcto das instalações para que as mesmas possam servir a tantas outras crianças.

 Na sequência da tragédia ocorrida no dia 30 de Janeiro numa das minas em Penhalonga no Distrito de Manica,  onde 7 pessoas morreram soterradas devido ao deslizamento de terra, a Governadora da Província de Manica endereçou condolências as famílias enlutadas, tendo apelado a comunidade para não se fazerem as minas desactivadas pois, os riscos de acidentes são maiores.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento