As áreas de conservação devem continuar a ser factores catalisadores para o desenvolvimento das comunidades


 Sua Excelência Manuel Rodrigues Alberto, Governador da Província de Manica efectuou no dia 16 do mês em curso, uma visita de trabalho a Coutada-9, localizada no distrito de Macossa . A sua chegada na zona de entrada, foi recebido pelos membros do Governo Distrital, Representantes da Coutada, Lideres Comunitário e parte da população que o aguardava ansiosamente.
Fazendo-se transportar num carro Safári, Sua Excelência Governador da Província de Manica visitou a Coutada onde, para além de contemplar o verde das folhas das árvores misturado com o capim seco próprio do período, também observou diversos animais no seu habitat (Búfalos, Javalis, Cudo, Impala, Gazela, Macacos, entre outros), acompanhado com som dos pássaros. Também visitou os vários Lodges e interagiu com os turistas que lá se encontravam.
De seguida, Sua Excelência Governador da Província de Manica presidiu a cerimônia de entrega dos 25% do Lucro anual da empresa Concessionária proveniente da Caça Desportiva, como incentivo às Comunidades para a conservação do ambiente. Os três Comitês de Gestão da zona tampão (Guro, Macossa e Tambara), receberam do Save Safáris, Lda a empresa Concessionária da Coutada um cheque no valor de 1.860.748,75 MT.
Dirigindo-se aos presentes com destaque para as comunidades que se beneficiaram do valor, Sua Excelência Governador da Província de Manica apelou para que o valor seja investido para a solução dos problemas que assolam as comunidades. Incentivou as comunidades para que continuem engajados na proteção da flora e da fauna, evitando a caça furtiva, as queimadas descontroladas e o garimpo, actividades estas que podem ser nefastas e consequentemente afectar o nível de colecta de receitas.
Sua Excelência Governador da Província de Manica, também apelou para uma boa convivência entre as comunidades e os operadores da Coutada, assim como continuarem a ser hospitaleiros para com os turistas, como forma de tornar a Coutada-9 como uma referência no Ecoturismo nacional.

Unidos Fazemos Moçambique Desenvolver

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dança Nhau, obra-prima do património oral e intangível da humanidade

Francisca Domingos Tomas: Candidato da Frelimo em Manica

Partido FRELIMO reforçou a sua presença no Parlamento